quinta-feira, 28 de maio de 2009

Minha visão de mundo, enquanto caneca...

(já que fiquei tanto tempo sem postar, faço justiça e publico 2 textos em um mesmo dia...rs)

Ando numa fase meio caneca da minha vida. É, isso mesmo. Caneca. Caneca é um artigo que você vê numa loja “da onda”, acha linda, mas não compra porque não tem espaço em casa, porque não está precisando no momento, ou porque achou muito cara. Até porque, caneca é sempre uma caneca, serve pra colocar uma coisa dentro e beber, tem uma alça pra segurar, mas, na falta dela (da caneca), um copo resolve bem.
Pois é mais ou menos isso. Tenho algumas coisas dentro de mim, tenho minha utilidade, mas me sinto a caneca da loja “da onda”: ou me acham cara demais, ou não estão precisando, ou estão sem espaço para mim em suas vidas. Basicamente um copo serve de substituto.
O fato é que copo* e caneca* têm a mesma função.
O copo é mais prático, acredito. Anos atrás, bastava comprar um copo de requeijão por semana e sua coleção de copos estava garantida. É fácil de limpar, não ocupa tanto espaço nos armários. Serve para a Coca-Cola, pro leite com Toddy e até para o velho cafezinho no fim da tarde, que tem toda uma graça rústica no copo.
A caneca é mais clássica, porém menos prática. Aquelas asas das canecas ocupam um certo espaço nos armários. Precisa-se de uma boa noção de quebra-cabeças para conseguir encaixá-las da melhor maneira. Essa tal asa, aba ou sei lá como preferem chamá-la, torna a limpeza levemente mais trabalhosa. Não pega bem beber Coca-Cola, dá um sabor especial ao achocolatado e torna a hora do café um momento muito fino e elegante.
Acontece que já não sei mais se prefiro copo ou caneca para mim. Só sei que as pessoas preferem os copos. São mais fáceis pra lidar. Canecas precisam de um cuidado maior, se lascam ficam com defeito, e são deixadas de lado... O copo a gente troca sem dó. Com a caneca, a gente se apega.
Não tenho copos preferidos em casa. Mas tenho uma caneca que é de estimação. Sua asa se encaixa perfeitamente na minha mão, e ela conserva a bebida em sua temperatura ideal por muito tempo. Copo não conserva temperatura. E se a bebida for quente, ainda é desconfortável segurá-lo. Você pode até se queimar.
Talvez seja isso. Talvez não estejam querendo se apegar. Talvez não estão tendo tempo para mim. Porque caneca dá trabalho, nem combina com qualquer coisa. Copo é mais fácil de garantir outro igual para substituição. Qualquer supermercado por aí pode resolver seu problema com copos. Mas canecas... Ah!... Como é difícil ser caneca. E é difícil saber cuidar de canecas.
Enquanto vivo minha fase de caneca, só digo uma coisa a vocês, práticos facilitadores de copos: cuidado, vocês podem se queimar!

*De acordo com o famoso Dicionário Michaelis...
Copo:
Pequeno vaso para beber, sem asa e de forma cilíndrica, ou alargando para as bordas.
Caneca: Recipiente com asa, que faz às vezes de copo; caneco.


Obs: reparem... canecas fazem às vezes de copo. Mas têm uma asa a mais... que o copo... ah! o copo não tem!!!

Um comentário: